Comunicação Positiva

06-04-2020

O Amor é a melhor das línguas...

Às vezes a forma como falamos ao outro faz toda a diferença na sua reacção. Falar de um lugar de amor é importante, principalmente nos tempos que correm.
Quando nos deparamos com reacções de resistência e violência, devemos pensar como ordenar as palavras, para que possamos falar ao coração e não ao ego da pessoa. A reacção vem sempre de um lugar de medo, ela é instintiva e permite a sobrevivência no instante. Quando se alia ao ego, transforma-se em algo volátil e rapidamente escala a uma troca de palavras amarga. Nos dias que correm, muitos de nós somos forçados a assumir um papel de autoridade perante figuras que sempre representaram a mesma nas nossas vidas (pais, avós...). A forma como fraseamos a nossa preocupação e que nos impomos, às vezes com dificuldade, perante essas figuras faz toda a diferença.

Fala do coração, usa palavras que descrevam o que sentes.

Em vez de: "Não podes sair porque podes ficar doente" usa "deixa me angustiado saber que podes ficar doente e não poderei estar ao teu lado, nem te visitar"
Em vez de: "podes morrer" usa "saber que te posso perder e que não poderei mais te ver nem me despedir de ti deixa-me destroçado" ou "tu és importante para mim, gosto muito de ti e quero a tua companhia por muitos mais anos"
Em vez de: "porque é assim" ou "porque eles disseram na televisão" usa "eu sei que és capaz/saudável/forte, mas faz por mim, para que eu possa ficar mais tranquilo"
Em vez de: "se fores parar ao hospital, vais sozinho" usa "se necessitares de algum tipo de cuidado hospitalar, os enfermeiros e médicos estarão submersos de trabalho e esgotados, não poderão prestar a atenção adequada. Vais te colocar em risco e eu não poderei te acompanhar e isso deixa-me angustiado."
Fala do coração ao coração! Vais te surpreender!

Por: Cristiana Inst. Yoga, terapias, Cozinha vegetariana